Governo das Filipinas pede a Pequim que interrompa “ações agressivas” no Mar do Sul da China

Comentários foram feitos um dia depois que os militares chineses disseram que um navio militar filipino “entrou ilegalmente” em águas próximas ao Scarborough Shoal

As Filipinas pediram nesta terça-feira (31) que a China aja com responsabilidade e pare com suas ações “agressivas” e “ilegais” no Mar do Sul da China e disse que as alegações chinesas de que um navio de sua Marinha havia invadido a área sob controle chinês são falsas.

Os comentários foram feitos um dia depois que os militares chineses disseram que um navio militar filipino “entrou ilegalmente” em águas próximas ao Scarborough Shoal, no Mar do Sul da China, sem autorização, emitindo uma rara advertência a Manila.

“Não é verdade. Um ocupante ilegal não pode impedir que o proprietário legítimo entre em sua casa e em seu quintal”, disse Medel Aguilar, porta-voz das Forças Armadas das Filipinas.

A China se apoderou da região em 2012 após um impasse com as Filipinas e, desde então, tem mantido um destacamento constante de guardas costeiras e barcos de pesca, alguns acusados por Manila de serem milícias marítimas.

A região, localizada a 200 km da costa das Filipinas e dentro de sua zona econômica exclusiva (ZEE), fazia parte de um processo legal movido por Manila no Tribunal Permanente de Arbitragem em Haia. O tribunal decidiu em 2016 que a reivindicação de Pequim de 90% do Mar do Sul da China não tinha base no direito internacional.

A China se recusou a reconhecer a decisão histórica.

Tian Junli, porta-voz do Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular, disse na segunda-feira (30) que a China acompanhou, monitorou, advertiu e bloqueou o navio das Filipinas de acordo com a lei.

Mas o conselheiro de Segurança Nacional das Filipinas disse que o navio filipino 39, que realizou “operações de patrulha de rotina” em torno do local, “não entrou ilegalmente em nenhum espaço sob a soberania chinesa”.

“A China está novamente exagerando nesse incidente e criando tensões desnecessárias entre nossas duas nações”, disse Eduardo Ano em um comunicado.

A China e as Filipinas têm tido vários confrontos no Mar do Sul da China, recentemente trocando acusações sobre uma colisão entre uma embarcação da guarda costeira chinesa e um barco das Filipinas.

Notícias relacionadas

Categorias